Adoções
A adoção é um passo importante na vida de uma família e de um animal. Ao adotar estará a salvar uma vida e terá um companheiro fiel para o resto dos seus dias.
Mas, antes de adotar, considere:
- Tem disponibilidade para providenciar ao seu animal a educação, a companhia, a atenção e o carinho de que ele precisa?
- Está preparado para lidar com eventuais “asneiras” em casa (principalmente se adotar um animal muito jovem)?
- É capaz de fornecer o acompanhamento veterinário regular ao seu animal (vacinação, desparasitação interna e externa…)?
- Está disposto a assegurar o devido tratamento se o seu animal tiver que ser operado ou tiver algum problema grave de saúde?
- Tem espaço exterior suficiente ou está disponível para levar o seu cão a passear várias vezes ao dia?
- O que fará ao seu animal quando quiser ir de férias ou tiver de se ausentar?
Na Cadela Carlota seguimos um protocolo de adoção específico para garantir que o animal – cão ou gato - encontre a família e a casa certas para ele.
Requisitos para adoção:
- Ser maior de idade, comprovado através de documento de identificação;
- Assinar o contrato de adoção, com este documento, compromete-se a cumprir uma série de obrigações como adotante, tais como: fornecer ao cão os cuidados veterinários necessários, notificar qualquer perda ou morte, comprometeres-te a não o abandonar ou, se não puderes cuidar dele, contactar a associação para o devolver;
- Suportar os custos da adoção, este custo destina-se geralmente a cobrir parte das despesas veterinárias: microchip, vacinas e esterilização.
Processo de adoção:
-
Visita ao abrigo para conhecer o animal e falar com o/a voluntário/a responsável pelas adoções.
- recomendamos que, antes de o animal ser levado para casa, o adotante o visite várias vezes, até que este esteja familiarizado com ele.
- Marcação e realização de uma visita à casa.
Caso tudo estiver de acordo com os nossos procedimentos, são preenchidos e assinados os seguintes documentos:- documento de adoção com todos os dados do adotante e do animal – o adotante ficará com o original e a associação com uma cópia;
- registo de transferência do registo do microchip;
– este registo de transferência do registo do microchip ficará na posse da associação para, dentro do prazo estabelecido, se proceder à transferência do microchip.
Protocolo de adoção dos animais adultos:
Todos os nossos animais – cães ou gatos - são entregues para adoção com as vacinas em dia, vacina da raiva (no caso dos cães), microchip registado em nome da associação e a esterilização feita.
No momento da adoção pedimos as seguintes taxas de adoção: - Cães 100,00€ - Gatos 40,00€
Protocolo de adoção dos animais juvenis:
Os procedimentos são os mesmos adotados para a adoção dos animais adultos, sendo que os animais juvenis são entregues para adoção com a garantia que a associação assegurará os seguintes procedimentos:
- as primeiras vacinas;
- a vacina da raiva (no caso dos cães);
- o microchip registado em nome da associação;
- a esterilização (feita a partir dos 4 meses, no caso dos gatos, e 6 meses, no caso dos cães).
O adotante comprometer-se-á a deslocar-se com o cão/gato ao abrigo, para que o veterinário da associação proceda às vacinas nos tempos estabelecidos.
O adotante comprometer-se-á a levar o animal a uma clínica em Lagos para esterilização quando este tiver a idade adequada para tal.
O registo do microchip só é alterado para o nome do adotante após a esterilização do animal e passados o período dos 3 meses de adaptação à casa.
A adoção é depois acompanhada pelos nossos voluntários que poderão fazer segunda visita à casa, se necessário, e/ou solicitar periodicamente informações, fotografias e vídeos do animal adotado à família, por forma a ajudar no processo de adaptação, contribuindo para que tudo corra pelo melhor.
IMPORTANTE: em caso de desistência do animal (seja por que razão e em que altura for), este deverá sempre ser devolvido à associação.
Nota: os procedimentos para as adoções feitas por famílias que vivam fora de Portugal ou do Algarve, serão ajustados em conformidade com a situação.